.

.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

CRI em Joinville + Treino 110km


Neste sábado foi realizado em Joinville, na Estrada do Oeste, uma etapa do Campeonato Catarinense de Contra Relógio Individual – CRI.
Resolvi participar em cima da hora, sempre tive muita curiosidade por esse tipo de prova, pelo glamour que ela envolve e pelo fato de ser você, única e exclusivamente você que vai fazer o resultado.
Não tem vácuo, não tem pelotão, não tem andar na roda. É só sua força e técnica que vai fazer o resultado.

Como tudo era novidade para mim, na chegada fiquei circulando só observando os atletas participantes e respectivas bikes, imediatamente conclui que a coisa não seria brincadeira. A grande maioria das bikes era especifica para contra-relógio, assim como capacetes e rodas aerodinâmicas, boa parte da turma aquecendo forte em rolo, pensei: “ai, ai, ai”.
O local onde a prova seria realizada era de asfalto perfeito, uma grande reta, fazendo uma curva a direita na metade, com uma subidinha no final, depois voltava. Duas voltas.

Fui o quarto a largar na minha categoria, que ia de 30 a 39 anos, tentava lembrar das dicas que o Pezão passou antes da largada: “Vai na boa, não sai forçando, mantenha um ritmo”.
Quando a fiscal fez a contagem: 5, 4, 3, 2, 1 - VAI ! Minha cabeça misturou as sábias palavras do Pé, e passei a pensar que tinha ouvido: “Vai a toda, sai forçando, esquece o ritmo”.
Sai feito um alucinado, fiz a primeira perna da volta acima de 40km/h, só tinha um detalhe. A ida o vento ajudava, então na volta...
Assim que virei no retorno, já me senti afogado, fui ultrapassado por um atleta, o cara largou 1 minuto depois e já me passa? Não...
Faltava perna também, ritmo oscilando muito, passa outro cara. Não, não...
No último trecho, passa mais um! Não, não, não...

Prá fechar mais um passa.
Passaram 4 atletas por mim numa prova de 12km. É prá acabar mesmo...quando o quarto passou olhei para trás para ver quantos mais estavam na minha cola. Não tinha mais ninguém. Também pudera, tomei 4 minutos.
Não saiu ainda o resultado oficial, mas pelo que vi lá devo ter chegado em último lugar.
Se a prova fosse mais longa, provavelmente eu chegaria depois do último.

Mas, correria a prova hoje de novo. Apesar do resultado trágico, foi muito legal. E por incrível que possa parecer, foi motivador.
Interessante foi o repertório de desculpas que minha cabeça foi arranjando durante a prova: “Minha bike não é adequada para isso”, “os caras tem rodas e capacetes aero”, “não me aqueci direito”, “meu pneu deve estar vazio”, “devo ser o único não dopado aqui”, “minhas pernas cabeludas estão atrapalhando a aerodinâmica”, hehehe, essa foi forte.
Na verdade, subterfúgios da mente para explicar um fraco desempenho do corpo. Talvez o uso da palavra “fraco” não seja a mais adequado, pois dei tudo o que podia. Fui forte. Mas não o bastante perante os outros que competiam, faltou mais experiência, mais técnica do que força.

Agora tenho um parâmetro do nível de pedal em que me encontro, além que conseguir identificar minhas principais deficiências e virtudes.
Deficiência tem um monte, virtude, só vi uma, mas muito importante. Talvez a mais crucial de todas, força de vontade.
Venho treinando desde novembro, evolui bastante na corrida, e considerava meu pedal mediano/bom, na verdade a gente começa a acreditar que esta “muito bem”, nos treinamentos que faz.
Porém falta um parâmetro comparativo com pessoas que também treinam para valer e foi isso que consegui nesta prova. Um belo tapa na cara para acordar.
Antes agora que durante as provas de Duathlon que são o meu foco para este ano.

Agradeço o companheirismo do Pezão, do De Paula que também estavam na prova, agradecimento especial para o Luciano, que foi nosso fotografo oficial e fez belos registros. Olhando as fotos que ele fez, parece que eu cheguei em primeiro lugar num contra-relógio do Tour de France.

No domingo, pedalei 110km no anel viário norte, tinha uma galera treinando, mas sem fechar um pelotão, uns iam outros vinham, também fiquei nessa. Pedalei com todo mundo e sozinho também.
Tava a fim de ficar com a cara no vento, por boa parte do tempo fiquei avaliando o sábado.
Foi um bom treino, sol, temperatura agradável. No final encontrei o Vieira e batemos um papo, mas logo depois acabamos nos separando e terminei o treino as 13:00 sozinho.


Abraço.

4 comentários:

  1. Cara, que foto animal essa bem de cima , muito legal mesmo !! hehe tive que rir com algumas palavras do blog com relação as desculpas que damos para nos mesmos, muito legal !!

    ResponderExcluir
  2. Vamos comprar gilete...hehe realmente o CR foi show, mas se você pegar o gostinho de correr uma prova de speed você vai chegar em casa olhar no calendário pra ver quando é a outra...

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Fala Ferreira...
    Obrigado por passar lá no blog..
    é isto estamos quase no dia 30 de maio, a kbça ja esta em Fpolis......
    Pô estas provas de ciclismo é punk...muito forte o ritmo...

    Abs

    ResponderExcluir
  4. Grande amigo, pena esse final de semana fui surpreendido por uma dorzinha chata no sabado e um pouco ainda no domingo, dessa forma nao podia for;ar. Mas foi bom mesmo assim deu para conversarmos um pouco no meio do pedal fato que sempre me deixa muito feliz encontra-lo nesse nosso pedal de domingo. Lembro que nossas competi;oes estao chegando cara, precisamos comecar a planejar essas provas de duathlon para nao furarmos seja qual for o resultado. Quanto ao seu comentarios, devo te dizer uma coisa,,,somos bons e seremos otimos, eles foram otimos, ninguem [e ruim quando faz o que fazemos,,,parabens pela bravura de ter ido a prova, voce e todos que la estiveram,,,e muito legal ver a turma sempre na ativa, sei que todos torcem uns pelos outros,,,,[e assim que penso,,,eu serie cada dia melhor junto com voces...é isso ai. Sei que perco mas sempre entro para ganhar...!!! estaremos juntos.
    abs
    Vieirao,

    ResponderExcluir