.

.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

1a. Etapa do Circuito Rio do Sul - Bituin


O domingo começou cedo. De pé as 5:00, café da manhã e fomos para Rio do Sul participar da 1ª. Etapa do Circuito Rio do Sul de MTB – Bituin, estava comigo o meu sobrinho Felipe, que esta estreando no MTB.
Normalmente essas provas são muito desgastantes fisicamente para mim, sempre chego destruído, então desde sexta feira fiz uma alimentação a base de muito macarrão, para chegar lá com o estoque de energia completo.
A largada foi mais uma vez tumultuada a confusa. Primeiro foi comunicado que após o trecho neutralizado, haveria a largada oficial, separando as categorias.
Ao chegar ao pé do morro onde começava a prova não houve a separação, largou todo mundo junto, achei de certa forma injusto, pois quem largou no meio do bolo ou mais para trás ficou muito prejudicado pelos mais lentos que iam a frente.
Eu tive que empurrar a bike por uns 100 metros morro acima, pois havia uma barreira de gente empurrando a minha frente.
Mas como diz o De Paula, “a desculpa do aleijado é a muleta”, vamos em frente.
Como já me conheço bem, sei que começo a render bem melhor após uns 15 km de pedal. E assim foi.
Controlei o coração na primeira subida, que foi de arrebentar e quando chegamos ao sobe-plano-desce-sobe-sobe-desce-plano que é a prova, comecei a me sentir bem e a passar muita gente, acho que é resultado dos treinamentos de speed. Conseguia manter uma cadência muito boa e um ritmo constante.
A estrada apresentava trechos muito ruins, muitas pedras soltas, muito pedregulho, mas a bike ajuda demais. Bendita seja a Scalpel. Desci como nunca e contei que passei quatro competidores da minha categoria. Sendo passado apenas por um que depois fiquei sabendo que é fera, costuma a andar na frente brigando pela ponta.
Diante disso conclui que estava bem na prova. Cheguei bem.
Considero, disparado meu melhor desempenho no Bituin, porém o resultado foi de certa forma frustrante. 11ª. Colocação. Como é que pode?
Na largada nada menos que 15 atletas da Máster B estavam na minha frente. Agora fica a pergunta, se eu tivesse largado com eles, teria sido melhor meu resultado?
Não sei. Todos estavam bem treinados. Na próxima etapa vou descobrir, pois vou largar lá na frente.

Mas isso não foi suficiente para estragar o fim de semana, gostei da prova e de meu desempenho, vejo que tenho ainda uma deficiência nas subidas, principalmente no inicio das provas. Apesar de ter ficado aquecendo, mais uma vez demorei para pegar o ritmo.
Não posso esquecer que meus treinos não estão focados em melhorar minhas subidas, meu foco é outro, mas quando estamos na corrida não adianta, queremos resultado.
A dieta da semana funcionou, nunca havia antes chegado ao final de uma prova tão inteiro. A recuperação foi excelente.

Participaram ainda da prova os amigos, Pezão(Fábio), De Paula, Xixo, Felipe, Marcos(Happy) entre outros. Valeu galera!

3 comentários:

  1. E isso ai amigo, pelo que andei vendo a Amador de "amadores" não tem nada, ta todo mundo treinando e andando muito ! Parabéns pela colocação, realmente é um bom resultado.

    abraços

    ResponderExcluir
  2. É isso aí... foco nos treinos o resto e consequência...

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Prova muito boa, alguns problemas na organização mas como você falou nada que estragasse o fim de semana. Agora é treinar treinar treinar pra melhorar para a etapa de inverno...
    É nóis na fita mano!

    ResponderExcluir