.

.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Fim de Semana Agitado



Neste fim de semana acabei participando da Copa Hans Fischer de Ciclismo, que é realizada na cidade de Pomerode.
Esta prova consiste em duas etapas, no sábado prova de estrada com 70km e no domingo um Contra Relógio Individual de 12km.
Estava meio receoso de participar da prova de estrada, pois não tenho tanta experiência para pedalar em pelotão, porém cheguei a conclusão que não tinha nada a perder, pois na pior das hipóteses, se sobrasse do pelotão, faria um pedal na bela rodovia de Pomerode sobre o asfalto perfeito e não no velho conhecido “acostamento”.
Larguei meio ansioso bem no meio do pelotão, minhas maiores preocupações era ficar no pelotão e evitar possíveis acidentes.
Logo na primeira volta (eram 4), comecei a entender a dinâmica da prova, o pelotão acelerava e desacelerava constantemente, é necessário muita atenção, ali no meio é roda a roda, muito perigoso.
Permaneci as 3 primeiras voltas no meio do pelotão, consegui me hidratar bem durante a prova toda e reservei um boa dose de energia para o final.
Na última volta a coisa começou a apertar. As categorias foram separadas e nosso pelote começo a agir de forma diferente, aumentando bastante a velocidade média.
Próximo a Karsten aconteceu um acidente, que por muito pouco não fui envolvido.
O ciclista que ia a minha frente fez um movimento brusco ao tomar impulso, jogou a bike para trás atingindo minha roda dianteira, eu me vi caindo, a 40km/h. Não sei como, mas o que vinha atrás de mim atingiu uma bike, me jogando novamente para cima, o que me deu equilíbrio novamente e escapei.
Ele não teve tanta sorte e caiu feio, levando outros ciclistas com ele. Até agora não sei se alguém se machucou sério, espero que estejam bem.
Apesar do susto, segui na prova e faltando uns 5 km para a chegada comecei a pensar em tentar algo, estava me sentindo bem e tinha uma “reservinha” de energia.
“Bom, como fique a prova toda na boa, vou tentar uma sarrafada no final”.
Quando enxerguei a rotula antes do pórtico de Pomerode, iniciei um ataque, fui sozinho e consegui abrir um pouco, acho que ninguém deu muita bola pro meu “ataque”, até porque logo depois que o iniciei vi a a marcação do chão assinalando 1km ainda para a linha de chegada. Putz.
Calculei mal, iniciei muito cedo. Fiz a rotula na frente e fui até a lombada eletrônica liderando, mas já com a linha de chegada no visual, comecei a ser ultrapassado por outros competidores. Clássico.
Terminei junto com o pelotão, o que considero um bom resultado.
Gostei muito da experiência, a adrenalina é muito forte, tem que ter muita atenção aos detalhes, é perigoso, mas muito legal.
Agradeço e parabenizo o Fábio(Pezão), Marquinhos, Ricardo, Juliano e Marcelo Olívio, que foram meus companheiros de prova. Valeu Galera.

No domingo foi o “famigerado” CRI, 12km na rodovia que vai de Pomerode a Timbó, incluindo uma serrinha no meio do caminho.
Não estou conseguindo fazer um aquecimento adequado para este tipo de prova, pois só quando ela esta para acabar é que começo a me sentir bem.
Ao contrario de minha estréia neste tipo de prova em Joinville, desta vez estava bem tranqüilo e consegui dosar bem as forças e mantive o ritmo durante o trajeto.
Só que a força foi pouca e o ritmo lento, heheheh.
Apanhei muito na subida da serra, onde fui ultrapassado por um competidor, de resto fui constante, porém tenho que ser mais rápido. Não foi uma boa prova cheguei entre os piores tempos da minha categoria. Mas faz parte.
Pelo menos participei e acumulei mais experiência.
Apesar dos dois resultados decepcionantes nas provas de Contra Relógio, considero esse tipo de prova a essência do ciclismo. Ali é cada um por si. Não tem o beneficio do vácuo, depende só de você. Tenho muito á melhorar ainda.
Para esta semana, corrida em primeiro lugar nos treinos.
Abraço!

2 comentários:

  1. Teve uma queda na master B que o cara quebrou a clavícula, depois que nós separamos já...

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Grande Marcelo tu es um guerreiro mesmo amigo, parabens por ter participado. Sabado agora faremos 160km de MTB sera dificil mas fazer oq ue,,,, oque na verdade e facil né.risosss
    Ontem fiz um treino que acho interessante para as provas que pretendemos fazer, corri8km e fiz 40 minutos de bike em seguida repeti isso novamente, precisamos acostumar o corpo a essa transicao. e ai vamos treinar juntos no belaa pense com carinho sobre o assunto

    ResponderExcluir