.

.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Meia Maratona de Blumenau - Corrida Rustica



Um ano depois de minha primeira prova, estou novamente alinhado para a largada.
Minha estréia foi justamente nesta prova, lembro do nervosismo, do medo do que viria pela frente, da ansiedade da noite anterior. Tudo era novidade.

Naquela oportunidade tomei cuidado a semana toda, alimentação, sono, treinos.
Desta vez foi diferente, um resfriado me deixou fora de combate a semana toda, o último treino foi na segunda passada, e para completar inventei de ir na Festa da Cerveja no Sábado a noite, véspera da prova. Hummmm.

Bom agora é tarde demais para lamentar, vamos em frente:
Passado um ano, aqui estou eu de novo, só que dessa vez me sinto mais tranqüilo, mais preparado.
Neste período aprendi a usar mais a cabeça durante a prova, controlo melhor o ritmo e estou aprendendo a administrar mais a força e o fôlego.

Fui com a intenção de fazer um pace médio de 04:20, larguei tranqüilo, deixando a maior parte da galera disparar, sabia que mantendo o ritmo, logo a frente alcançaria boa parte da turma.
Fui tranqüilo na companhia do mestre Paulinho, que seguia a meu lado de bike, fornecendo hidratação e orientando meu ritmo.
Esse acompanhamento me ajudou bastante, mantive a motivação durante a prova toda.
No retorno, aos 3,65km, diminui um pouco o ritmo, e tive um pouco de dificuldade para encaixar novamente. Mas foi tudo bem.
Na subida do Banco Safra ao Shopping, diminui um pouco a passada, mas continuei dentro do estabelecido.
Durante todo esse trecho não fui alcançado por ninguém, mas faltando uns 2km eu ouvia passadas atrás, em aproximação.
Em vez de aumentar o ritmo resolvi manter o plano. Na altura do Supermercado Angeloni fui ultrapassado por dois atletas um abriu uns 4 metros e fiquei no calcanhar do outro.

Dessa vez não podia perder no sprint, fizemos o último km nesse passo e faltando uns 120 metros coloquei todo o carvão na caldeira e disparei, o primeiro esboçou um ataque mas logo ficou, o que estava mais a frente também saiu em sprint, consegui passar por ele faltando uns 2 metros para a chegada, foi muito legal, depois tomei o cuidado de cumprimentar o cara.

Interessante o corpo humano, não sei de onde saiu a força para aquele sprint, pois eu já estava bem cansado.
O interessante de escrever um dia depois da prova, é que a gente começa a esquecer de uns detalhes, normalmente o sofrimento, mas puxando pela memória, lembro que quase desmaiei após cruzar a linha de chegada, a vista escureceu totalmente, o coração estava a milhão.
Mas depois é muito gratificante. Ainda bem que descobri o mundo da corrida.

Fiquei lá na dispersão tomando um isotônico e juntando forças para levantar da cadeira. Enquanto curtia a alta dose de endorfina que corria pelas minhas veias, fiquei observando cada um que chegava, cada um com sua história para contar. Todos com um baita sorriso no rosto.
Gosto muito desse ambiente de corrida, as pessoas são muito abertas a conversas, é muito fácil fazer novas amizades, todos tem algo em comum.

Terminei a prova com o tempo de 31:23, pace de 04:18, alcançando a 6ª. colocação na categoria (23 Atletas) e ficando em 36º. No geral, entre 166 atletas.

Agradeço a minha excelentíssima esposa Juliana, que me acompanhou durante a prova, fotografando e dando aquela força especial, ao Paulinho da Sprint que foi fundamental durante a prova e a todos os amigos que torcem por essa criatura, que insiste em correr, mesmo não tendo a genética para esse fim.

Abraço
(Ainda vem por ai o final do relato da travessia dos Andes).

2 comentários:

  1. Emocionante a chegada heim, e ótima estratégia, seguir de perto é a melhor tática, e pelo visto estamos na mesma época nas competições.
    abração

    ResponderExcluir
  2. Grande prova Ferreira, parabéns camarada.
    Fez tudo como tinha planejado, isso é muito bom. Abrãção.

    ResponderExcluir