.

.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Contra Relógio - Contra, muito contra...



Olá, somente hoje consegui um tempo para poder postar, vamos aos acontecimentos do último final de semana.

Sábado participei de uma etapa do Campeonato Catarinense de Ciclismo, contra relógio. A prova foi realizada em Penha na rodovia que dá acesso ao Parque Beto Carrero, mesmo local onde é realizada a perna de ciclismo do Meio Ironman Brasil.

Da nossa turma participaram o Ricardo e o Fábio (Pezão), que mais uma vez fez bonito e subiu ao pódio, além do Carlos Augusto que prá variar ficou em 1º. lugar na categoria dele.

O dia apesar de ensolarado estava muito frio e o vento forte estava castigando.
Logo na primeira volta que dei de aquecimento notei que o vento empurrava forte, a velocidade que eu alcançava era muito alta, mantendo perto de 50km/h em vários trechos planos, o problema foi quando resolvi voltar. O vento ficou contra, e muito forte.
Larguei para a prova muito confiante, dei tudo o que podia, mantive um bom ritmo de cadência e próximo ao retorno já enxergava os dois atletas que haviam largado a minha frente.

O trecho de retorno foi bem pesado com o forte vento contra, às vezes meio lateral, que me fez balançar duas vezes sob a bike. Foi meio perigoso.
Mas tudo bem, consegui manter o ritmo sem afogar. Terminei a prova com 18”46”. 10ª. colocação.

Confesso que considerei o resultado frustrante. Esperava mais de mim.
Quatro competidores chegaram na minha frente dentro de um espaço de 45 segundos, isso representa que andei 3,75 segundos mais lento que esses atletas por quilometro.
O que é 3,75 segundos em um quilometro? Muita coisa.

Tenho que aprimorar mais a técnica, ficar imóvel sobre a bicicleta, não sair do clip, olhar só para a frente e não para baixo e por ai vai. Isso é que vai fazer a diferença.
Claro que também preciso de mais “perna”, treinar mais, mais, mais.

Porém acabei caíndo em uma questão. Fazendo uma auto-analise, talvez eu esteja fazendo muita coisa errada.
Qual é meu foco? Onde quero chegar? Qual caminho vou seguir?

Corro e pedalo para tentar ser competitivo nas provas de Duathlon, agora comecei a nadar já pensando em fazer meu primeiro triathlon ainda este ano.
Porém quero participar dessas provas de Contra-Relógio, onde os caras treinam de forma bem específica, ainda vou correr as etapas do Circuito Bituim de MTB.
Isso sem falar que estou sempre querendo e participando de corridas de rua.

No próximo sábado vai acontecer a 2ª. Etapa do Catarinense de Duathlon e me peguei fazendo a inscrição para a corrida de 7,3km da Hering já para o domingo pós prova.

Resumindo, qual é meu foco?
Vai ser difícil ser bom em tudo, na verdade estou me tornando um “mais ou menos” em tudo. O que realmente não é meu objetivo!

Confuso né ?

Bom, tocando o velório, domingo corri 10km pela manhã ritmo leve, pelas ruas de Blumenau, no período da tarde pedalei 46km de mtb, fiz o trajeto do 2,5 e o Recanto Verde, fazendo algumas repetições de subida. Fiz esse pedal com o grupo da Bike 360º. por sinal um pessoal muito gente boa.

Segunda feira ao meio dia, natação 6 x 50 aquece + 15 x 75 nadadeiras + 10x50 nadadeiras/palmar.
A noite fui ao parque Ramiro e fiz 20 x 200 metros. Tiros fortes. O Jean Aranha estava pedalando por lá e me auxiliou nesses treinos, sempre mantendo a velocidade para que eu pudesse acompanhar dentro do pace objetivo. Obrigado Aranha!

Hoje terça, ao meio dia, encaixei 30km de speed na Rua Silvano Candido, ritmo forte, com sprints. Encontrei o Jasc (Não sei como se escreve, desculpe) treinando também e acabamos fazendo uma volta juntos.

Hoje a noite vou descansar. A Foto acima é do Contra Relógio de sábado.

Abraço.

7 comentários:

  1. É bem isso, não dá pra ser bom em tudo, senti muita dificuldade no MTB 2 Days, andei atrás de gente que andava na frente, porque?, estou mais focado na speed e é isso que eu vou fazer, me dedicar ao que tenho mais afinidade e o resto fazer mas sem muita cobrança de resultados.

    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Ferreira, se vc ta ruim então eu acho que devo me matar! Mas é como voce disse, querer ser bom em tudo não da. Tambem ja pensei nisso. A corrida é legal, o duathlon então também deve ser show, mas entra nesse ponto, ou se treina uma coisa especifica e tenta ser o melhor ou acaba sendo +- em tudo, que acaba sendo meio frustrante.
    Uma coisa que já me dei conta e que é verdade é que nesse meio todos são macacos velhos, com anos de provas nas costas já, e muitas horas de treino na nossa frente, então acho que o que tenho que fazer é tentar manter o ritmo, aprender a suportar mais a dor e quando possível treinar mais, com isso os resultados vão aparecer, pode demorar mais não pretendo deixar de competir.
    Vamos lá, abração e parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Já comessase a pensar como triatleta!!Na verdade a gente quer ganhar tudo, mas não tem como, temos que pensar que essas provas são treinos de luxo e não se estressar com isso, pq oque temos que minimizar por incrível que pareça é a nossa pressa!
    Isso mesmo, afinal de contas não somos profissionais, não ganhamos nada com isso, muito pelo contrário só gastamos, mas pq nos da prazer. Mas oque quero dizer é que se atropelarmos e ficar acelerando cada vez mais e treinar mais e mais e caso não conseguirmos os resultados desejado podemos ficar frustradose com isso ir abandonando o esporte e correr risco de lesão(como eu)Na verdade oque temos que botar como meta e pensar em continuar fazendo essas provas ou um triatlhon de hoje até os 60, 80 anos ai sim teremos ganhos.
    Longo prazo meu amigo, longo prazo

    ResponderExcluir
  4. Então, difícil é mesmo escolher. Faça tudo o que der na telha, mas não te compares com os mono-atividade pois aí é injusto ;-)

    Viva o multiesporte !!

    Rafael

    ResponderExcluir
  5. Te entendo perfeitamente Marcelão!! De um tempo pra cá começei a treinar especificamente só para Triathlon mesmo, como disse o Michel Fontoura acima, o negócio é ganharmos saúde e uma boa velhice, imagina tu fazendo uns tri com 60 70 anos..hehehe, esse é meu objetivo...saúde...

    Sabádo to fazendo a prova contigo ein, hehe, vai ser show de bola. Domingo também vou fazer a corrida de 7,5 km, mas vou ser o treinador da minha namorada que vai querer completar o percurso...ritmo rápido de 7 ou 8 por km, kkk, mas tenho que apoia-lá né, senão ela desiste, hehe.

    Ah e parabéns pela prova de Contra relógio, nao tenho muita noção de como são os tempos, mas para uma velocidade de 50km/h acho que pra mim só de carro mesmo, hehe.

    Abração Marcelo e até sábado.
    Bons treinos....

    ResponderExcluir
  6. Oi Gente,

    Muito obrigado pelos comentários.
    É muito bom poder compartilhar com vocês minhas duvidas. Essa troca de experiência com certeza ajuda na minha evolução como atleta amador.

    Tenho conciência que de certa forma estou sendo muito imediatista.
    Comecei a treinar prá valer a 8 meses. Sem ter nenhum histórico de corrida e natação.
    Na verdade ainda estou fazendo "a base".
    Como o Michel escreveu acima, devo tomar cuidado com as lesões...já tive uma e vi o quanto demora para recuperar.

    Paciência...tudo tem um tempo.

    Robson, nos encontramos na prova!
    Você me puxa na corrida! ok ?

    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. É isso ai Ferreira, tudo certo, agora é só ir la e fazer o que tem de ser feito.
    Boa sorte amigo.

    ResponderExcluir