.

.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Iron Man Brasil - 2010





Inspiração.

O que é uma inspiração, porque às vezes temos este sentimento de querer, de poder, de conquistar?
O que nos motiva a quebrar nossas barreiras, superar nossos limites?
A palavra mais adequada que encontro para responder essa pergunta é “EXEMPLO”.

E ontem tive uma overdose de exemplos de motivação de inspiração.

Ao assistir o Iron Man Brasil 2010, pode sentir uma mistura de todas essas sensações de uma forma muito intensa. Momentos isolados que no contexto do dia fizeram muito sentido, momentos que fazem a gente refletir sobre a vida, sobre como vivemos nossa vida. Sobre escolhas.
Não vi a largada da natação, quando cheguei os últimos estavam saindo da água. E fiquei acompanhando a retirada das últimas bikes da transição, ali já começou aprendizado à qual me submeteria no decorrer do dia.
Acompanhei um Senhor, retirando a bike, sua mulher estava aguardando sozinha na transição com uma máquina fotográfica nas mãos. Ele veio caminhando calmamente pegou a bike, fez fotos com o staff e seguiu seu caminho sem pressa, sem ansiedade, sem cobrança. Essa era a prova dele. Era prá ele.

Assisti o ciclismo, a empolgação das torcidas a alegria e sofrimento dos atletas, víamos a força voltar a cada um deles, quando ouviam seu nome sendo gritado pela torcida.
Assisti a transição da bike para a corrida, o esforço dos atletas para caminhar após os 180 km de ciclismo.
Fiquei emocionado com as pessoas terminando a maratona, muitos com lágrimas nos olhos, todos vencedores.
Foi um domingo emocionante em todos os aspectos, ver a chegada dos profissionais do esporte, cravando tempos recorde, mas ainda assim saber que são seres humanos, como nós, demonstrando suas fraquezas perante uma arquibancada lotada, chorando pelo esforço físico, pelo desgaste emocional, pela alegria conseguir superar seus limites.
Afinal, qual é o nosso limite, senão aquele que nós mesmos nos impomos.

Por vários momentos me peguei com os olhos cheios de lágrimas, acho que todos que estava presentes passaram por isso.
Não acompanhei a prova até o final, sai de Jurerê por volta das 18:00, já estava escuro, no caminho para casa, cruzei com centenas de atletas, muitos iniciando a maratona.
Lembro que quando deitei na cama já em Blumenau, perto da meia noite pensei nas pessoas que ainda deviam estar correndo, seguindo rumo ao seu objetivo, a linha de chegada, que em minha opinião não é um ponto final.
É sim um ponto de partida, um ponto que quando ultrapassado leva a pessoa para uma nova vida, acho que ninguém possa continuar sendo a mesma pessoa após completar um Iron Man. Eu nem fiz e já me considero outro.

Parabéns a todos os atletas que participaram desta grande festa e muito obrigado pelo exemplo, pela lição que vocês deram a todas as pessoas presentes.

Agradeço também a minha maior fonte de inspiração, minha esposa, Juliana, que teve toda a paciência do mundo em ficar comigo durante todo o domingo acompanhando a prova, muito obrigado meu amor!

6 comentários:

  1. Cara...que massa, é bem isso, inspiração, paixão, não existem palavaras em certos momentos, parabéns pelo post.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Beloooo post, bom demais.Eu fiz um meio Iron e já me senti assim, agora imagina um completo. Pena que a grande mídia não foca este evento como mereceria.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Opa, nao sabia que voce tava la, tambem assisti, ate umas 16.30.
    100% de acordo em tudo que voce disse, só diria ainda uma coisa, talvez até esteja errado mais acho que pela magnitude do evento tem pouquissima divulgação. Vamo comessa a pensa no iron amigão.
    abraço.

    ResponderExcluir
  4. Lindo post Marcelo, me emocinei de verdade, parabéns.
    Tenho certeza que esta surgindo um novo IronMan, acredito que a prova tenha te contagiado.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. show de bola, isto e o esporte... emocao, superacao, forca, garra, suor e lagrimas, o resultado...seu mundo fica melhor !

    ResponderExcluir
  6. Eai FERRREIRA..
    somente consegui ler seu post hoje...
    emocionante seu relato, parabéns..
    Saiba que quando decidi fazer meu 1º IRONMAN foi exatamente assim, vendo a prova e sentindo os olhos ficarem cheios de agua....

    Saiba que durante o percurso, a todo momento esta sensação toma conta de vc e por vezes vs se paga chorando, não de dor, mas de emoção por estar ali e por relembrar tudo que passou para estar ali...
    Bem vindo amigo, vc já foi picado pelo bichinho do IronMan, talvez ainda não saiba...
    Mas este sentimento já esta amadurecendo dentro de vc, para que daqui alguns poucos anos SEJA VOCÊ A EMOCIONAR ALGUM OUTRO "FERREIRA, DECO E TANTOS" QUE ESTARÃO ASSISTINDO SUA CHEGADA....

    ABS

    ResponderExcluir