.

.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Corrida da Comunidade + Treinos


Olá,

Estou um tempo sem postar, a vida tem andando num ritmo tão rápido que mal reparamos como o tempo passa. Lamentável.

Continuo treinando todo dia e atualmente estou dando bastante ênfase para a musculação, (apesar de ser uma modalidade bastante chata) estou fazendo um trabalho dedicado ao fortalecimento muscular.

A natação continua devagar, na verdade estou fazendo só para manter o contato com a água, mas não é minha prioridade no momento.

A bicicleta esta mais devagar ainda, só tenho pedalado nos finais de semana.

Meu foco esta no meu ponto mais fraco: A corrida.

Minhas canelas deram um alivio na dor e investi um pouco mais em treinos longos, andei fazendo 18km esses dias.
O que doeu foi o joelho esquerdo, mas é compreensível, essa distância ainda é bem estranha para mim.

Ontem participei da Corrida da Comunidade, 9km, foi desgastante.
Larguei com a intenção de correr a 04:30/km, marcar o pessoal para ficar entre os 5 primeiros.
Logo nos primeiros km, senti que não estava com aquela bola toda, e com muita dificuldade mantive-me próximo ao ritmo previsto.

A prova acontece num circuito de 1km, que conta com uma leve subidinha por volta dos 400 metros. A cada passada naquele trecho eu sentia mais dificuldades, meu tempo começou a cair alguns segundos volta a volta.

Fui ultrapassado por um atleta de Timbó, tentei ficar na “cola dele”, mas ele abriu uns 20 metros.
Coloquei na cabeça que ia buscar e passei duas voltas me esforçando para alcançá-lo, no km 5 cheguei nele.
Ai foi uma disputa até o final da prova, corremos praticamente lado a lado por mais 4km, sempre um tentando abrir do outro.

Quando faltava uns 200 metros para a chegada, reuni forças para um sprint e consegui chegar na frente.

Sei que no comput final da corrida essa disputa não valeu nada, mas na minha cabeça são essas disputas localizadas dentro da prova é que me fazem encontrar energia para seguir em frente, mesmo quando já penso estar completamente esgotado.

Acabei ficando com a 4ª. colocação, pódio. O ritmo final ficou em 04:39/km, fui um pouco mais lento do que esperava, mas diante das circunstâncias foi um bom resultado.

Ainda não encontrei a resposta, mas foi uma corrida muito desgastante, principalmente psicologicamente.
Minha cabeça foi invadida por pensamentos negativos nos primeiros quilômetros, não sei o por que, mas eu não me sentia confiante, como resultado tive que fazer duas corridas distintas:

Uma mental e uma física.

Como sempre acontece a mais difícil foi à mental.
Em vários momentos pensei que não completaria os 9 km, mas na verdade via que o corpo estava bem, ainda tinha “perna”, porque a cabeça pensava o contrario é que eu não conseguia entender.
Lutava para espantar esses pensamentos me concentrando em respirar direito, fazer uma passada firme, manter a postura...

Cada vez me fico mais convencido que não basta só treinar o corpo. Temos que treinar a mente, e pelo menos para mim isso é bem mais difícil.

Vamos ver se evoluo para a próxima.

Abraço.

4 comentários:

  1. E ai Ferreira beleza. parabens pela prova de ontem. Tinha um treino de 10km e acabei dando prioridade a isso. Tudo isso que voce disse ai acho que muitos tambem sabem o que é, eu tbm, a cabeça as vezes dizendo uma coisa e as pernas outra, o briga cruel.
    Nos falamos fim de semana, abração.

    ResponderExcluir
  2. É ferreira, tens toda a razão... temos que treinar a cabeça também...

    Bons treinos

    Fábio
    http://42afrente.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    --ooO--(_)--Ooo--
    Olá Ferreira bom dia, muito obrigado pela visita no meu blog e elogios, mas o seu também está muito bom e que corrida alucinante foi essa que vc fez meu camarada me fez lembrar de uma corrida que eu corri aqui no Rio no mês passado na Corrida dos Intendentes da Marinha que nos metros finais da mesma um corredor de mesma faixa etária do que eu, emparelhou comigo e quiz pegar o meu pódio, mas não dei mole para ele não e cheguei na frente dele, ao meu ver vc falou que a sua mente abortou, vc tem que além de trabalhar a parte física vc tem que treinar também o seu lado psicológico pq se vc não fizer isto vai te atrapalhar muito nas corridas...Também acho muito chato malhar, mas para nós que corremos longas distâncias não podemos titubear não é mesmo...Sempre que puder virei aqui conferia as novidades, parabéns por mais uma corrida concluída e com pódio é isso ae continue mantendo o foco nos treinos que muitas vitórias virão...Ahhh acredite mesmo que também vc pode fazer uma Maratona SUB 3 horas hein.

    Tudo de bom e bons treinos,

    Jorge Ultramaratonista
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  4. Hi, I came across your site and wasn’t able to get an email address to contact you. Would you please consider adding a link to my website on your page. Please email me back.

    Thanks!

    Mandie Hayes
    mandie.hayes10@gmail.com

    ResponderExcluir