.

.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Triathlon Longo de Jurerê - Relato


Olá!

Participei neste domingo do Triathlon Longo de Jurerê, 3ª. Etapa do Campeonato Catarinense, distâncias de 1,8km de natação, 54 de ciclismo e 13km de corrida.
Muitos amigos da ABTRI participaram desta prova, mostrando que Blumenau esta sendo bem representada na modalidade.
Encontrei também o pessoal da Sprint que participou em peso da prova com ótimos resultados.

“O fogo arde enquanto houver a madeira”, essa foi a frase que encontrei num biscoito da sorte, durante o jantar na noite anterior a prova, este seria meu “mantra” durante a competição.

Contrariando todas as retrospectivas, não fiquei absurdamente ansioso antes da prova, nem sequer senti a já tradicional “dor de barriga” pré-competição.

Fui meio “desencanado” para esta prova, treinei bastante, com muito foco na natação, meu ponto fraco.
Para essa prova meu plano no era bastante simples, mas difícil de executar na prática:

- Usar a cabeça, (de preferência a favor).

Chegamos cedo ao local da largada, fui um dos primeiros a fazer o check-in, e logo depois fui dar umas braçadas para sentir o mar, que estava com boa temperatura, mas com forte correnteza e meio “marolado”.

Natação:

Larguei e nadei o mais a direita possível, braçadas ritmadas, sem fazer muita força, respirando com calma, enfrentei problemas com a navegação, mas fui sem maiores problemas até a primeira boia, a corrente era forte sentido direita-esquerda, como fui bem pela direita, não tive que ficar brigando muito com essa corrente.

O percurso até a segunda boia foi rápido, com ajuda da corrente, o problema foi da segunda boia até a praia, fui arrastado em direção ao canto esquerdo e fui o atleta que saiu mais próximo as pedras nas duas passagens.

Mesmo assim, considerei minha melhor natação em prova, fiquei com o pescoço um pouco dolorido, por causa das marolas e da dificuldade em enxergar as boias.

Transição rápida para o ciclismo, me sentindo muito bem.

Ciclismo:

Essa é minha praia. Sai forte e imediatamente comecei a passar muita gente. O trajeto era variado, asfalto bom, asfalto ruim, lajotas...muito vento. Ou seja, complicado para todos.
Fiz uma boa perna de ciclismo, mantendo um bom ritmo contra o vento e socando a bota a favor, aproveitando o embalo gerado por essa força da natureza.
Incrível como muitos atletas não aproveitam o vento em seu favor, é só “embalar” que o vento faz o resto.

Durante a pedalada, mantive a cabeça no lugar para não forçar além da conta, coisa que fiz na maioria das outras provas. Desta vez estava determinado a fazer a coisa certa.
Iria poupar as pernas para a corrida que se aproximava, então consegui dominar aquele ímpeto que me faz querer disputar posições com os atletas que por ventura me ultrapassavam no ciclismo.

Levei para hidratação um aero-drink cheio de acelerade, que com a trepidação da bike nas lajotas era espirrado constantemente no meu rosto e peito. Perdi outra garrafinha logo na segunda volta de bike, ele foi “ejetada” do suporte traseiro ao passar em um buraco, acho que entrou em órbita ontem por volta das 11:00.
Consumi 2 gel durante essa etapa, e me sentia bem hidratado.

Transição rápida para a corrida, me sentindo muito bem.

Corrida:

Comecei correndo fácil, estava bom demais, minha preocupação era não forçar muito, olhei o garmin e estava a 04:30/km, opa! - Baixa a bola.
Minha meta era fazer 05:00/km na média. Primeira volta completada, dentro do estabelecido, incluindo uma parada para necessidades fisiológicas número 1.
Não existe nada pior do que correr com vontade de fazer xixi.

Segunda volta, comecei a sentir as pernas, o fôlego estava ok, mas senti as pernas pesadas, dei uma aceleradinha até o posto de hidratação, peguei uma água e caminhei por uns 30 segundos. Santo remédio.
Usei essa técnica no Atacama e deu muito certo, pesquisas mostram que uma simples caminhada de alguns segundos, de alguma forma reprogramam sua musculatura para um esforço mais intenso a seguir, postergando o processo de fadiga muscular que já esta em andamento.
Lógico que se seu objetivo for fazer um tempo excelente não vai usar deste artifício, mas no meu caso o importante era ficar nos meus 05:00/km.

Na terceira volta, forcei um pouco mais, e conclui a prova dentro dos meus planos, cansado mais feliz por saber que ainda tinha combustível no tanque.

O fogo manteve-se acesso.

Não pude esperar pela divulgação dos resultados, deve ser sair no site esta semana.
Obrigado a todos que me incentivaram e torceram por mim, vocês não tem noção como ajuda aquele “Vai Marcelo”, durante a corrida.

Obrigado a minha querida esposa Juliana, que mais uma vez foi meu indispensável STAFF durante a prova, e convive diariamente com essa historia de treinos e provas, sempre incentivando e contribuindo com minha evolução.

Parabéns a todos que participaram desta prova, obrigado pela companhia e incentivos, meus amigos, Ricardo, Gerson, Décio, Waldemaro, André, Andrigo, Pimentel, Astério, Mauricio, Léo, Everton, Yan, Paulinho e toda a turma de Sprint.

Parabéns também a FETRISC, pela ótima organização desta competição.

Até a próxima.

Abraço.

3 comentários:

  1. Parabéns Marcelo!!! Preciso desta concentração e cabeça nas minhas provas... preciso conversar mais com vc...

    Fábio
    www.42afrente@blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Fábio,
    Obrigado, e não esqueci nosso compromisso! Prepara as canelas que vamos correr.

    Abraço.

    Oi Xampa,
    Obrigado por acompanhar o Blog, caprixa nos treinos, que é só uma fase, digamos complicada.
    Não desanime.

    Abraço.

    ResponderExcluir