.

.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Mountain Do - Costão do Santinho - Eu Fui!


Olá,

Participei neste último sábado do Mountain Do Costão do Santinho, uma corrida de revezamento que percorre trilhas, praias, morros, costões, ou seja uma corrida off-road.
Formamos uma equipe mista, composta por 5 mulheres e 3 homens, todos atletas da Sprint.

Acordei por volta das 05:00 da manhã de sábado e segui rumo a Florianópolis, cheguei no local do evento ás 07:00, portanto com uma hora de folga até a largada.
Mais uma vez, enfrentei uma noite de pouco sono antes de uma prova, não tem jeito, mesmo já um pouco mais experiente, continuo não conseguindo controlar direito essa ansiedade pré-prova.

Eu fiquei com um trecho de 7,5 km, que vai da praia Mole, sobe o morro da Galheta, e termina na Barra da Lagoa., seria o 6º. atleta a largar.

Sinto-me na obrigação de enfatizar a perfeita organização desta prova, postos de troca, pontos de hidratação, alimentação, transporte em vans, tudo, mas realmente tudo perfeito.

As meninas se saíram muito bem em seus trajetos, observei que chegavam bastante sujas de lama, a trilha estava pesada, pois havia chovido na noite anterior.

O Ricardo saiu para fechar o seu trecho, largando da Barra da Lagoa, eu seria o próximo.
Seguimos de carro até a praia Mole, enquanto aquecia correndo em volta do posto de troca, a ansiedade aumentava, para completar despencou a maior chuva uns 15 minutos antes da chegada do Ricardo.
Vendo todo mundo se espremer sob a tenta da organização, cada um esperando para revezar, resolvi ficar trotando na chuva mesmo, assim já sairia com o corpo ambientado com o clima.

Chegou o Ricardo e logo sai para fazer minha parte, lembro ter pensado em manter meu tênis longe da água pelo maior tempo possível, mas logo nos primeiros metros já havia atolado os dois pés na água com lama.

Após um pequeno trecho de restinga, sai na areia da praia mole, que faz juz ao nome; MOLE.
Consegui manter um ritmo descente até inicio do morro da Galheta e alcancei dois competidores.

Iniciei a subida do morro através de trilhas encharcadas e enlameadas, procurando sempre pisar sobre as pedras que se destacavam, subi o morro todo praticamente sem caminhar, mantive um ritmo que na verdade de deixou bastante surpreso.
Nunca havia corrido em trilhas antes, mas parecia que tinha nascido para aquele tipo de terreno, me senti ótimo durante esse esforço.
Passei por muita gente se arrastando morro acima, gente passando mal, mas segui rumo ao topo em boas condições.
Sofri uma queda, mas sem conseqüências maiores, só para sujas as mãos mesmo.

Ao chegar ao topo do morro reparei rapidamente que a vista era maravilhosa, mas confesso que não consegui ver nada direito, tinha uma descida bastante técnica para enacara, e eu podia visualizar alguns atletas com um boa vantagem na minha frente.

Desci o morro a toda velocidade, alguns escorregões, frio na barriga, mas graças a Deus, nenhum problema. Não senti dor alguma nas famosas canelites, e novamente ultrapassei vários atletas.
Ao chegar na praia, o Ricardo me esperava para dar uma força no último quilometro. Disparamos pela praia correndo bastante forte e fechei o trecho com um tempo de 52’44”, consegui alcançar 25 corredores neste trajeto.

Analisando os resultados posteriormente fiquei surpreso em constatar que fiz o 6º. tempo entre os 40 atletas dos octetos mistos que correram este mesmo trajeto.
Entre os 136 que passaram por ali fiquei em 34º.

Mas o que mais me deixou feliz é que não fiz nenhum treino especifico para esse tipo de prova, então esse resultado foi muito positivo.
Venho me recuperando dessa canelite e faz um bom tempo que não treino em subidas, então o resultado alcançado superou em muito minhas melhores expectativas.

Muito bom! Uma injeção de animo e motivação para continuar treinando.
Acordei bem no domingo, mas na segunda feira apresentava um pouco de dores musculares, fiz natação regenerativa, 1.500 metros.

Hoje,terça fiz musculação ao meio dia, agora estou meio quebredão, acabei de almoçar, mas já estou morrendo de fome novamente.

Quinta feira, vai ter a corrida de Tiradentes no Bela Vista, 8km, estou pensando em participar...

Abraço.

2 comentários:

  1. Parabéns pela prova Ferreira !!!!

    Belo Tempo ...

    Fábio
    http://42afrente.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Cara, surpreendente! Não cheguei a fazer essa estatistica do meu tempo em relação ao todo, passei o olho e acho q estava legal em relação ao grupo todo que fez aquele trajeto.
    Essa semana não passei bem pra ser sincer, não sei o que aconteceu, dores, dores, hoje que irei nadar apenas.Gostei da idéia de correr amanha, mas como treino, com um pace alto para treinar mesmo, o que acha? abraço.

    ResponderExcluir