.

.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Treino, treino, treino, descanso!


Mais uma semana se foi, treinos realizados, os fatos:

Segunda: Natação: 1.250 metros.

Terça: Bike: A noite, 33km MTB, ritmo moderado, bastante giro, em seguida corrida 8km de corrida leve.

Quarta: Natação: 1.500 metros

Quinta: Bike: A noite, 42km de MTB, subidas treinos de força e giro.

Sexta: Natação: 2.000 metros.

Sábado e Domingo: Folga.

Segunda: 12km de corrida, ritmo leve com muitas subidas.

Terça: 5km de corrida, moderado.

Quarta: Natação: 1.300 metros.

Tenho passado por uma situação curiosa na natação. O sentimento que tenho é que parece que não estou evoluindo, na verdade sinto que estou mais pangaré do que no começo. É muito estranho, mas pelo que andei lendo parece que é assim mesmo, natação é um esporte complicado, é técnica. A força vem em segundo plano.
Ás vezes me pego nadando totalmente errado, braçadas curtas, espalhando água, quase não usando as pernas.
- Ênfase nos educativos.

A corrida esta legal, mas apareceu uma dorzinha chata que tem me incomodado bastante. Ela ocorre na lateral externa do joelho direito. Tem momentos que me obriga a diminuir o ritmo, depois desaparece como que por mágica, minutos depois volta com força total.
Troquei de tênis, vamos ver se melhora.

Passei o final de semana na praia, e após a natação de sexta feira, fiquei sem fazer nada até segunda, comi de tudo e tomei umas cervejas.
Tenho que tomar cuidado para não ficar obcecado pelos treinos. Fiquei com um peso tremendo na consciência. Apenas dois dias de folga e me sentia como se tivesse parado um mês.
Na segunda feira, praia, cerveja, comilança, fim de tarde me obriguei a sair para correr. Sinceramente, eu tinha a sensação que ia ser um sofrimento, que não conseguiria correr 5km, que estava completamente destreinado.

Pelo contrario. A corrida foi ótima. Fiz 12km em ritmo leve, subi o morro do canto da praia de Itapema, voltei pelo costão, sozinho. Um visual alucinante com o por do sol.
Depois fui até a meia praia e voltei pelo calçadão. Tirando a dor no joelho que me acompanhou o tempo todo, o treino foi muito bom, me senti muito bem. Estava com um fôlego surpreendente.
A lição: Descansar fez a diferença. Claro que não precisa avacalhar na alimentação como eu fiz, mas na verdade o descanso faz parte do treinamento. Difícil é botar isso na cabeça.

Aquela minha intenção de correr o GPI de Triathlon no próximo dia 31/10 foi por água abaixo, mas por um bom motivo.
Vou fazer a travessia da Cordilheira dos Andes de Montain Bike com um grupo de amigos, acabou coincidindo data com o evento de Balneário, mas entre os dois, fiquei com a aventura.
Devemos sair do Brasil dia 28/10 e retornar no dia 07/11. Tem tudo para ser algo inesquecível.
Conforme a coisa for evoluindo vou postando os acontecimentos.

Abraço e bons treinos!

4 comentários:

  1. Fala Marcelo !
    Cara, que show essa viagem. Vai em qual latitude, Santiago ou bariloche ?

    Sobre o joelho, alonga aí a lateral da coxa, o tal do iliotibial deve estar na espreita.

    A natação é f...mesmo. Retrocedi muito esse ano mas ja to me achando de novo na técnica.

    Dia 24 tem o olimpico aqui em jurere, não tá a fim de vir ?

    Abraço e boa viagem

    ResponderExcluir
  2. Grande Ferreira !

    Bela viagem cara !!!

    Quanto aos treinos também tenho essa sensação de que se falhei um dia tudo foi por água abaixo ... Mas como vc mesmo diz devemos trabalhar melhor estes sentimentos e confiar mais nas nossas capacidades ...

    E o joelho,gelo nele!

    ABS

    Fábio
    http://42afrente.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Marcelao,,,, esse sentimento de que estamos andando para tras nos treinamentos muitas vezes isso acontece no tenis tambem,,, na verdade isso acontece porque exigimos muito de nos mesmos,,, se pegarmos os videos de quando comecamos a nadar e ver agora veras o quanto evoluimos mas, a sensacao de estar indo para tras e verdadeira sim,,, tambem ja senti isso,,, mas tem dia que parece que as coisas estao indo muito bem ,,, sao nesses momentos que percebemos que estamos evoluindo e agora essa evolucao e mais lenta pois ja se chegou a um nivel melhor entao as evolucoes sao mais dificeis,,, é isso irmao,,, vamos acreditar que seja isso,,, porque se eu perceber que estou indo para tras dai ficara dificil mesmo,,, kkkkkkkkkkkkkkkk amanha estaremos la..certo amigao,,, e outra coisa o verao vem ai e precisamos treinar no mar cara...
    abs vieirao

    ResponderExcluir
  4. Eai Marcelão, tudo certo? Se te falar que sinto a mesma coisa em relação à natação nao estarei mentindo, tanto é, que tem dias em que chego na piscina e parece que não nado a uns 2 anos, hehe, tamanha é a dificuldade e a canseira que sinto. Mas sem stress, o importante é não parar, e sempre em mente que saúde em primeiro lugar.

    Pow que pena que não vais fazer o GPI de Balneário cara, mas o motivo tambem é plausível né, putz que sonho isso aí..Aproveita ao máximo lá e boa sorte...Oportunidades não vão faltar para fzermos uma prova de tri juntos.

    Esses tempos, acho que era um sabádo a noite, te mandei uma mensagem pra ver se você ia treinar no domingo de manhã bike ou algum duathlo, pois tentaria te acompanhar, mas acho que foi quando tu tavas na praia, aí não deu certo, hehe.

    To bastante ocupado com trabalhos etc, mas qualquer hora vamos marcar algo.

    Um abração pra vc, bons treinos e parabéns pela sua evolução.

    ResponderExcluir