.

.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

O Fim de um Mito

O Fim de um Mito


Gostaria de deixar claro que esta é a minha particular opinião sobre o assunto, espero que ninguém se sinta ofendido até porque minha intenção ao escrever essas linhas é de apenas expressar minhas impressões sobre o caso de doping que envolve um dos maiores nomes da historia do ciclismo.

Como a grande maioria dos ciclistas eu comecei a pedalar no MTB, porém com o tempo fui apresentado ao ciclismo de estrada ao assistir as transmissões do Tour de France pela ESPN.

A paixão pelo esporte foi imediata, passei a acompanhar as grandes voltas ciclísticas pelos meios disponíveis, ficava fascinado em ver ali o resultado de todo o esforço dos atletas, a dedicação aos treinos, a mentalidade de vencedor, todas as virtudes necessárias para poder escalar aquelas montanhas épicas, etapa por etapa, dia após dia.

Logo, você identifica e simpatiza com um ou outro atleta e como uma maioria esmagadora dos amantes do ciclismo, fiquei impressionado com a historia de Lance Armstrong.

Não poderia ser diferente.

Sua saga, sua batalha contra o câncer, sua obra social, sua perseverança perante as dificuldades, sua dedicação nos treinos fazem deste atleta uma pessoa impar. Um exemplo a ser admirado e seguido.

Sempre fui um defensor do Lance Armstrong, quando surgiram os primeiros indícios de doping, eu refutei! – É mentira.

Enquanto as investigações evoluíam, cada vez apresentando mais e mais vestígios de um mega esquema de doping, continuei impassivel.
– Querem prejudicar o Lance, é pura inveja, existem interesses por tras disso. Ele é inocente.

Quanto os testemunhos de amigos, massagistas, ex-companheiros de equipe vieram a tona, balancei. Mas preferi continuar acreditando em Lance Armstrong. Afinal de contas ele continuava negando, mantendo sua linha de defesa, a mesma que sustentava por mais de uma década.

Na verdade era confortável acreditar na sua inocência.

Depois Lance voltou a competir no Triathlon, e com tempos arrasadores. Logo nas primeiras competições ficou estabelecido que ele seria o “velho novo” nome do triathlon.

Eu assistia admirado seu desempenho prova a prova.
- Esse cara é fenomenal, pensava. Estamos testemunhando algo que vai entrar para a historia do esporte.

O cerco apertou, todas as evidencias mostravam seu envolvimento no esquema, mas lá no fundo eu ainda duvidava. – Deve ser um complô.

Agora, estarrecido, assisto sua confissão.

Um esquema digno de filme, a podridão em pessoa.
Durante anos e anos Lance capitaneou um plano que envolvia consumo de drogas visando aumentar e manter a performance tanto dele, quanto a de companheiros de equipe.

O atleta que não participa, é descartado.

Foi criado um mundo de mentira e fantasia, onde Lance Armstrong era o Rei-Pinoquio.

Neste mundo, nós espectadores, admiradores, fomos sistematicamente enganados, levados a acreditar que era possível sim, vencer e conquistar o mundo, treinando de forma limpa e correta.

Lance Armstrong, além de ter enganado a todos nós ainda destruiu a vida de muita gente.

Pessoas foram ridicularizadas na midia, hostilizadas e processadas por ele, pessoas que vinham falando a verdade o tempo todo.

Assisti a entrevista que Lance concedeu Oprah Winfrey e me senti perplexo. Triste.

O que vimos foi uma lenda, a imagem de um ídolo do esporte mundial se desfazendo perante nossos olhos.
Não consegui sentir pena.

Lance Armstrong esta morto para o esporte, sua memória ficara nos anais da história pela sordidez e pela mentira, pela vontade de vencer a qualquer custo, sem importar-se com quem e com o que importa.

É o fim de um mito.

Vejo que muitos ainda preferem o defender, mesmo diante de toda sua própria confissão.
Ouço alguns dizendo que “errar é humano, olha tudo que ele fez com sua fundação” .

Concordo. Errar é humano.

Mas não estamos falando de um erro, o que esta em pauta é um esquema milionário que enganou durante anos a todos. Colocando em xeque todo um esporte, o ciclismo não merecia isso.

Outros, que me deixam mais assustado, dizem: “Todos se dopam. Ele era o melhor entre os dopados”.

Céus!

- Que espécie de raciocínio é esse?

Então vamos eleger e menos corrupto, vamos parabenizar o menos incompetente e vamos viver num mundo onde a mentira o engodo e a trapaça devem ser incentivadas.

Não pode existir um melhor entre os dopados.

Se todos se dopam, todos devem ser banidos. Só assim teremos um esporte limpo e justo.

Na minha opinião, o verdadeiro vencedor é o que chega primeiro entre os não dopados, este sim deve ser celebrado.

Lance Armstrong deve pagar por seus crimes, não somente ele, mas todos os envolvidos, pois este esquema envolveu muitas pessoas e é quase certo o envolvimento de dirigentes da UCI no caso.
É importante que os que foram prejudicados pela arrogância e ganância, sejam agora reconhecidos e compensados pelos momentos de descrédito que viveram.

O que fica de positivo, é que a verdade, mesmo que tarde, veio a tona, não foi dessa vez que a mentira venceu.
Quem sabe os dirigentes desse esporte, depois desse escândalo histórico encontrem uma forma de fiscalizar os atletas e as equipes de forma mais eficiente.

O tempo vai dizer.

Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário