.

.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Copa Malwee de Triathlon – V Etapa do Campeonato Catarinense



Oi Galera,

Participei neste fim de semana dessa prova que foi realizada no belo parque da Malwee em Jaraguá do Sul, etapa prestigiada por quase 150 atletas, entre os quais alguns da elite do triathlon brasileiro.
Mantendo a tradição eu estava bastante ansioso, e antes da largada sentia um verdadeiro nó no estomago, que já se instalou em minhas entranhas logo quando acordei ainda em Blumenau.
Chegamos a Jaraguá ao meio dia, tentei almoçar com calma, mas na verdade o que fiz foi empurrar meio prato de macarrão para dentro.

Logo depois me preparei com a ajuda indispensável de minha esposa, Juliana, que faz toda a diferença nessas horas. Fazendo o possível para me acalmar.
- Obrigado pequena!

Bike check in; conferindo os apetrechos; beleza. Vamos para o local de largada.


Natação 1,5km:

A natação teve inicio ás 14:30, com um forte sol, portanto roupa de borracha proibida. Mais essa, eu queria nadar de roupa.

O trajeto foi montado no lago do parque, água limpa mas escura, uma natação que todos diziam ser “pesada”.

Apesar de ter treinado bastante, ainda não sinto aquela confiança toda na minha natação. E ao ver a distância que teria que nadar por duas vezes, é inevitável sentir um frio na barriga, para quebrar um pouco essa sensação, entrei na água e dei uma braçadas antes da largada.

Assim minha cabeça mudou bastante. Já não enxergava mais aquele “dragão” que eu havia criado no meu mundo imaginário. Passei a sentir-me mais confiante.

Bom, após breves explicações sobre o contorno de bóias, foi dada a largada.
Pancadaria total, mão na cara, cara na mão, pé no ombro, subi nas costas de um pobre atleta que ia mais lento a minha frente, subiram em mim e assim foi indo, aos trancos e barrancos.

Na verdade eu meio que esperava algo assim, mas se você não esta preparado é fácil entrar em pânico. Fico imaginando um Iron Man com 2.000 atletas, deve ser assustador.

Tive certa dificuldade em manter uma linha reta entre as bóias e com certeza perdi um precioso tempo com essa navegação atrapalhada. Fiquei contente por manter a respiração num ritmo coeso por todos os 1.500 metros.

Sai da água cansado, mas me sentindo muito bem. A natação ficou em termos de tempo acima do que eu esperava, não tenho o tempo oficial, mas pelo Garmin deu uns 33 minutos. A transição até a bike tinha uns 400 metros e fiquei feliz em subir na bicicleta. Esta é minha praia.


Ciclismo – 40km:

Apostei minhas fichas nessa modalidade e logo nos primeiros quilômetros ultrapassei muita gente, prova com vácuo proibido é uma beleza e muito mais justa.
Quem forçou na natação agora pagava o preço, vi muita gente se arrastando de bike.
Forcei bastante desde o inicio e com 13km percorridos senti cãibras atrás da coxa.
Estiquei o que deu e mantive o ritmo forte até o fim.
O calor castigou bastante e para hidratação levei uma garrafinha com Glicodry e uma com água, na transição notei que era um dos poucos com duas garrafas na bicicleta, e por pouco não descartei uma, mas isso seria um grande erro.

Consumi todas as garrafas, e depois que esquenta não tem como tomar o Glicodry sem mandar um gole de água atrás. É muito doce, não mata a sede, pelo contrario fica um “melado” na garganta.

Vi muitos atletas pedindo água ao pessoal que acompanhava a prova. O calor estava castigando geral.

Resumindo fiz um ótimo ciclismo, fiquei no clip praticamente todo o tempo, mesmo lutando contra um dor chata no pescoço, reflexo da natação.
Terminei a bike me achando “o cara”... mal sabia que iria mudar de opinião rapidinho.

Só para constar: Fiquei pasmo com a velocidade que fui ultrapassado pelos lideres na geral, os caras estão anos luz na frente em termos de condicionamento físico e técnica, tenho consciência que é impossível uma comparação, mas fico motivado em ver o quanto ainda posso melhorar.


Corrida 10Km:

Fiz uma transação muito rápida para a corrida e é claro que todo o esforço que eu havia feito na bicicleta traria conseqüências na corrida.
Fechei o primeiro Km pouco abaixo de 5 minutos, beleza esse é o plano, mas para conseguir esse manter esse ritmo já foi meio que no desespero.
A corrida não encaixava. Comecei a sentir aquela “famosa” dor no lado...

Eu havia me imposto umas regras para a corrida, na verdade duas:
.
A primeira regra: - Não caminhar de jeito nenhum.
A segunda regra: - Respeitar a primeira regra a todo custo.

A coisa começou a ficar muito feia antes do km 2, uma galera começou a me passar, fiquei puto, mas meu corpo não obedecia direito, corria sem ritmo algum, ora forte, ora quase parando, respirava bem, tinha fôlego, mas as pernas resolveram se rebelar, meus músculos gritavam:

“PARE, PARE, você enlouqueceu? Não agüentamos mais, olha só essa dor no estomago, sem falar na vontade de vomitar, estamos avisando, vai dar encrenca...”

Vi dois atletas caminhando no posto de hidratação, nem sei o que aconteceu, mas quando vi também caminhava.
Agora Fod#u de vez. Quebrei a regra.

O problema de quebrar a regra uma vez é que provavelmente você vai quebrar novamente.
E assim foi, caminhei nas três vezes em que me hidratei durante a corrida.
Caminhadinha curta, só para beber os copos de água, mas que quebram o ritmo da corrida, que a essa altura já estava uma bosta.
Tomei uma tonelada de água nesses 10 km. Parecia um caminhão pipa. Porém apesar da barriga cheia de água a sede continuava a me consumir.
Depois dos primeiros 5 km minhas pernas desistiram de reclamar, e passei a correr no modo “zumbi”, que até foi melhor, consegui colocar um ritmo mais ou menos decente e voltei a passar bastante gente que havia me ultrapassado no inicio da corrida.

Terminei a parte de corrida com um baita sorriso no rosto, afinal de contas completei meu primeiro triathlon olímpico.

Não tenho os tempos oficiais ainda, mas para minha surpresa fique em 5º. Lugar na categoria. Muito além da expectativa.


A essa altura já não me achava mais o “cara”, assim que cruzei a linha de chegada, vi que não passo de mais um pobre ser humano que tenta superar seus limites físicos e mentais.
Lutando contra meus medos e fraquezas, buscando melhorar minha própria auto estima. - Eu posso.
E cada vez mais, eu me convenço que a parte física é a mais fácil, o verdadeiro desafio é mental, esse sim é difícil de superar.
É difícil manter uma atitude positiva quando seu corpo não esta mais gostando da brincadeira.

Sei que essa prova é nada.

A distância a pequena e não é considerada uma prova de resistência, mas para mim foi como cruzar uma fronteira.
Em novembro próximo faz dois anos que comecei a treinar, foquei inicialmente nas provas de corrida de rua, pois não sabia correr, comecei a nadar, pois o que sabia era não morrer afogado, fiz 3 duathlons, e um Cross Triathlon, mas somente agora sinto que valeu a pena todo esse esforço.

Neste período sinto que evolui muito e para melhor, sou uma pessoa mais focada nas coisas, mudei meu estilo de vida, alimentação, amizades, etc.
Quero viver essa vida por muito tempo, enquanto ela me proporcionar prazer e qualidade; e vejo longevidade nesse esporte.

Também é muito bom ver que você acaba influenciando pessoas a entrar no esporte, se conseguir fazer mais alguém começar a correr já valeu tudo a pena.
E ver amigos iniciando uma atividade física é muito gratificante, sem falar na minha esposa JULIANA que já esta treinando corrida e será minha companheira na prova do Deserto do Atacama, em janeiro próximo.

Nesse mundo multi-esporte, já esta marcado o próximo desafio. GP Summer de Triathlon em Balneário Camboriu, dia 13/11/11.

Apareçam por lá, é uma prova contagiante.

Agradeço a todos pelo incentivo, muito obrigado!!!
Abraço e bons treinos.

12 comentários:

  1. Parabéns.....

    Concluir uma prova dessas é algo muito legal...

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, marcelo!
    Parabéns pelo ótimo resultado.
    Sinto falta das corridas, o corpo começa a reclamar quando fico muito tempo parado, e a cabeça tbm não ajuda.

    O chato é treinar sozinho, correndo em círculos no Ramiro. Como é chato, qualquer motivo já vira desculpa pra pular um treino.

    ResponderExcluir
  3. Parabens mais uma vez, agora vou me jogar na proxima e ver o que vai dar, preciso quebrar essa barreira visto o compromisso que tenho assumido, valeu.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns! Pelo relato e pela bela prova e nos vemos no GPi Summer! Issa!

    ResponderExcluir
  5. Cara, teus relatos sao os mais bacanas de todos, eu me mato de rir porquer pareço que estou no seu seu lugar, hehehe...Marcelão, tua prova foi fantástica, e um olimpico é sim muita coisa pra ser feito, inclusive teu tempo na natação ficou muito bom, sem roupa ainda...a bike nem falo nada e a corrida meu amigo, essa seja o que Deus quiser porque nessa faase é só coração mesmo...Parabens novamente e em BC to lá pra te dar uma força, tu vai detonar lá, escuta o que to dizendo...abração

    ResponderExcluir
  6. Oi gente, muito obrigado pela força!

    Marlus,
    Acompanho seu blog e sua luta para atingir seus objetivos são uma motivação a mais para mim!
    Um Abraço.

    Xampa,
    Sempre estou verificando suas postagens, tá com tudo!
    Um Abraço.

    Fábio,
    Porra Fodzilla, vamos começar a mexer esse corpo. Voc~e começou a correr antes que eu!
    Vamos combinar um treino juntos.
    Abraço.

    Décio,
    Quero ver te acompanhar no GPI, estaremos juntos lá!
    Abraço.

    Robson,
    O que vou dizer de você...anda lembro do nosso primeiro duathlon, epoca que eu ainda conseguir andar próximo a você. Sua evolução é surpreendente. Parabéns!
    Abraço.

    Obrigado a todos pelos comentários, estamos juntos!!!

    Ricardo,
    Iron Man...te espero nos treinos, e vamos detonar esse GPI, valeu!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Sensacional relato,desculpa mas eu ri demais.Adorei as regras e principalmente a quebra delas.Muito bom cara.Parabéns pela prova e vamos pra cima dos profissa.eeheheh.Os caras não são humanos,são de outro planeta com certeza.Grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Cara, tu precisas urgente participar de mais provas, assim teremos mais textos desse nível. Parabéns pelo rsultado, excelente.

    Essa prova não é nada, qualquer prova é tudo se você resolve fazer o melhor, como foi aqui.

    Abraço e nos vemos em garopaba, pq não vou poder ir no GP ;-).

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela prova Ferreira!
    Tenho certeza que muitas outras provas virão, juntos de relatos maravilhosos. Abração amigo.

    ResponderExcluir
  10. KKKKK muito bom o post!! Imaginei todo o texto!

    ResponderExcluir
  11. Ferreira te desejo um Feliz Natal e que 2012 seja repleto de paz, saúde, felicidades e realizações, que a chama da corrida continue sempre forte, e que vc possa desfrutar de muitas largadas e chegadas...

    Abs

    Fábio
    www.42afrente@blogspot.com

    ResponderExcluir