.

.

quarta-feira, 31 de março de 2010

Treino Duplo

Ontem terça, consegui encaixar dois treinos, na vontade pedalei 20 km de speed no horário do almoço, com direito a subir o morro do macaco. O dia estava ensolarado e muito agradável para pedalar, a média de velocidade ficou em 27,3km/h.
A noite corri 5 km no parque Ramiro em 26 minutos.
A boa noticia é que praticamente não senti mais a lesão. Tenho caprichado um pouco mais nos alongamentos e aquecimentos, é chato mais acredito que faz a diferença.
Hoje estou em Florianópolis e vou passar a noite em Itapema, se o tempo continuar firme vai render mais uma bela corrida na beira mar.

Abraço.

terça-feira, 30 de março de 2010

Relato Treinos


Olá,
Voltando a postar. Na ultima quinta feira ainda estava em Itapema e repeti a dose. Fiz uns 3km de corrida muito leve, porém num ritmo constante. Mais uma vez senti a lesão no começo do treino, mas depois de aquecido ela ficou “sob controle”.
Corri até o Canto da Praia, tinha uma ou outra pessoa caminhando pela areia, um vento fraco e o clima bastante agradável.
Depois do treino me alonguei olhando os pescadores puxando uma rede de arrastão. Na verdade estavam cometendo um belo crime ambiental. A malha da rede não perdoava nada, e pegaram muitos peixes pequenos. Lamentável.

Sexta feira voltei para Blumenau, mas fiquei descansando, estava chovendo.
Sábado amanheceu nublado, liguei para o Fábio que confirmou um pedal de speed para Pomerode, saída as 14:30. Beleza.
O sábado na loja foi super estressante. Passamos a manhã inteira com o loja vazia e na hora de ir embora as 12:30 chega gente para nos amarrar até as 13:30. A partir daí foi uma correria, almocei mal, não descansei nada e já estava na hora de sair para encontrar a turma.
Seguimos eu, o Pezão, Marcos (Happy Bike) e o Fischer, que logo desistiu do treino.
O ritmo até Pomerode foi bem forte, fiquei quase que o percurso inteiro sem fôlego. Com os batimentos na maior parte do tempo entre 92% a 100% do meu limite.
Chegamos no portal de entrada e eu me sentia extenuado. Como ainda sinto dores, evito pedalar em pé, todo o torque de aceleração tem que vir da posição sentado mesmo.
As constantes acelerações que eles imprimiam nos aclives foram me minando.

Após um descanso no portal, encaramos a serra. A subida foi bem tranqüila, porém notei que mesmo neste ritmo leve meu desempenho era muito inferior ao dos meus companheiros. Eles subiam assoviando.
Fiz apenas uma subida e fiquei esperando os dois no boteco no alto da serra. Eles desceram para subir novamente do lado de Jaraguá.
Ali parado é que vi o quanto que estava cansado e com fome. Muita fome. Energia zero.
Detonei um gatorate, um bolinho de carne, um chocolate prestigio, uma barrinha de cereal e uma pacote de amendoim salgado...entendeu a fome agora?
Logo depois os dois chegaram, enquanto eles se reabasteciam os “borrachudos” se deliciavam com o sangue novo, tava difícil ficar parado lá.
Para completar o quadro, despencou uma chuva, que fomos obrigados a encarar na descida da serra.
A volta transcorreu da mesma forma da ida, pedalamos forte, pelo menos para mim. Fiz quase que a totalidade de pedal no clip sem usar vácuo.
Estou evitando o possível andar no vácuo. Mesmo quando fico atrás procuro dar um espaço maior para sentir o vento na cara. Nas provas que pretendo fazer vai ser assim.
Chegamos em Blumenau já no escuro, com um trânsito caótico, mas graças a Deus sem incidentes. O fator positivo é que não cheguei “destruído”.
O que pude concluir deste pedal é que tenho que voltar rapidamente a minha rotina de treinos. Já estou sentindo que perdi um pouco de condicionamento.
Preciso ter a consciência de não forçar demais no ciclismo, porque a corrida também faz parte do meu desafio e na verdade será bem mais determinante no resultado final das provas.

O domingo amanheceu chovendo não fiz nada, na segunda fiquei sabendo que o pessoal fez um treino de MTB a tarde. Fiquei de fora.

Na segunda, chuva novamente no fim de tarde. Em casa já pelas 20:45, olho pela janela e vejo um céu estrelado. Não tive duvidas, coloquei o tênis e me mandei para o Parque Ramiro.
Após um aquecimento em que senti a lesão comecei um trote leve, que logo engrenou. Fiz 5 km correndo num ritmo de 5,21 min/km. Devagar, mas constante. Sinal que a lesão esta melhorando.
Fiquei bem satisfeito e tive uma noite espetacular de sono.
Amanhã tem mais.

Abraço.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Na Praia ! Na chuva !


Cheguei em Itapema ontem a noite por volta das 19:00, olhei a praia, quase deserta, havia uns poucos pescadores puxando uma rede, caia uma chuva fina acompanhada de um vento não muito forte.
Deu aquela vontade de correr, mas continuo tratando a distensão muscular e o indicado é só caminhar e alongar.
Nas duas últimas noites sonhei que estava correndo, nem eu sabia que gostava tanto de correr.
Olhando a praia novamente, vejo ou senhor correndo, ou melhor trotando, bem devagar, contra o vento, na chuva, fiquei acompanhando até ele sumir na noite.
Olho o relógio, 19:25, nada prá fazer. “Quem sabe se eu descer, só prá dar uma caminhadinha na praia”.
Quando dei por mim, já estava na areia, de bermuda e camiseta, embaixo de uma garoa fria e com vento. Caminhei até os pescadores, senti a perna repuxar um pouquinho, alonguei e comecei a fazer uns educativos leves, caminha mais um pouco, dor.
Alonga, pula, estica, caminha devagar, um pouco mais rápido, começa um trote muito leve, dor. Putz.
Parece que não melhorou nada, penso. Engano.
Continuo trotando, caminhando, trotando, trotando, trotando...e foi indo. Aqueceu o corpo, a dor estava lá eu sabia, mas bem menos intensa que no inicio.
Fiquei entre correr e caminhar, uma hora na praia, na chuva. Foi ótimo.
Como foi gratificante chegar em casa com a camisa suada, que bem que isso me faz.
Acho que estou viciado.
Espero estar 100% melhor em breve. Hoje tem a 3ª. Etapa do Circuito Bela Vista, evidentemente não tenho condições de participar.
Mas já ganhei minha medalha ontem.

Abraço.

Marcelo

terça-feira, 23 de março de 2010

Treino Leve


Ontem à noite fiz um pedal leve acompanhado do Pezão, Xixo e Ricardo.
Pedalamos de speed, indo do Anel Viário até o final da Via Expressa.
Foi bem curto, porém muito agradável e aproveitamos o ritmo leve para colocar o papo em dia.
Ainda fui premiado com um pneu furado, mas quem pedala sabe que isso faz parte!

Estava curioso para saber como seria meu comportamento, felizmente só senti a lesão quando forçava um pouco mais a perna esquerda, acredito que esta melhorando, hoje a noite pretendo fazer uma caminhada, vamos botar as pernas prá funcionar !

Abraço.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Ainda Parado...

Infelizmente ainda não estou recuperado da lesão muscular.
Dependendo do movimento sinto fisgadas...continuo na base de compressa quente/fria e antiinflamatório.

Mesmo assim estou pensando em fazer um pedal levinho hoje a noite. Só prá não "desaprender" a andar de bicicleta.

Minhas bikes estão todas fora de combate. A Allez esta no Rodrigo, a roda da R600 e a Scalpel no Marquinhos.
Manutenção geral. No caso da R600 mais um pneu foi pro "saco".
Quero ver se resgato todas hoje. Estou com saudades !

Abraço.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Pedal de Recuperação


Passei a semana sem fazer nada, só a base antiinflamatório e gelo, estou me tornando uma pessoa insuportável. Mal humorado.
Acho que esta faltando “bicicletorfina” nas veias.
A dor muscular continua a mesma coisa, portando nem pensar em correr. A boa noticia é que consegui driblar a “possível” gripe.

Mesmo assim contrariando o bom senso, resolvi fazer um pedalzinho do sábado. Fui até Pomerode junto do Luciano, pedalando em um ritmo leve. Senti dores somente quando colocava mais força no pedal ou pedalava em pé.
Pelo menos matou um pouco a vontade e fiquei menos chato.

Lendo sobre a recuperação deste tipo de lesão constatei que o indicado é fazer algum exercício diverso daquele que provocou a lesão, se o machucado aconteceu na corrida, nade, se foi na natação, pedale...
Sei que tanto correr como pedalar, de certa forma esta exigindo da mesma musculatura. Porém o esforço é muito diferente, correr é impossível. Pedalar parece ser tolerável.

Neste pedal notei um pequeno rasgo no pneu dianteiro da bike, no final transformou-se num rombo. Ainda bem que não furou.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Parado...


Este mês fez um ano que tive uma pneumonia dupla e quase fui pro beleléu.
Graças a Deus minha recuperação foi total, e depois dessa encrenca, minha saúde parece que ficou de ferro, eu que vivia de resfriado em resfriado, fiquei um ano sem dar um espirro.
Agora além dessa lesão muscular, que tá enchendo o saco, estou com os sintomas de uma gripe.

Maravilha.

Desde novembro do ano passado não fiquei nenhuma vez sem treinar por mais de dois dias consecutivos. Agora já estou 3 dias parado. - Como faz falta, não só para o corpo, mas principalmente para a mente.

Estou tratando a lesão com aplicação de gelo no local e tomando antiinflamatórios, até agora não senti nenhuma melhora, pelo contrário, parece que esta doendo mais.
Em complemento entrou na minha dieta um antigripal.

Cada vez fica melhor...

Espero que todo o esforço que fiz até agora, principalmente na corrida, não tenha sido em vão...tenho que melhorar logo.

Abraço.

terça-feira, 9 de março de 2010

Fora de Combate ! Será ?

Sábado passado saindo de um restaurante dei uma corridinha para fugir da chuva no estacionamento, pisei em falso e senti uma fisgada no músculo do glúteo esquerdo. Isso mesmo, o músculo da bunda. (Glúteo fica mais chique).
Não dei muita importância na hora, ficou um pouco dolorido mais tudo bem. Inclusive não senti nada no pedal de domingo.

Ontem sai para correr 10km no Parque Ramiro, logo nos primeiros metros senti uma dor muito forte no dito “local”.
Pensei que não tinha aquecido direito, fiz mais uns alongamentos e mais exercícios de aquecimento e tentei correr novamente. Dor novamente, forte fisgada. Putz.
Me lesionei.
Engraçado, caminhando não sentia nada, no menor trote, dor. Droga!

O ponto positivo é que encontrei meu amigo Guto Oliveira e caminhamos por uma hora no parque, batendo um papo muito agradável. Valeu Gutão !

Fiz uma pesquisa e acho que o que aconteceu comigo é chamado de “Distensão da Musculatura Glútea”. Vejam só o que achei a respeito:

--------------------
O que é a distensão da musculatura glútea?

Os músculos glúteos são os músculos que formam a nádega; uma distensão glútea significa que esses músculos sofreram ruptura ou estiramento de suas fibras.

- Como é tratada?

O tratamento pode incluir:

• Aplicação de compressas de gelo, por 20 a 30 minutos, sendo que a cada 8 minutos de gelo deve-se fazer uma pausa de 3 minutos. Pode ser feita a cada 3 ou 4 horas, por 2 ou 3 dias ou até que a dor desapareça,

• Administração de medicamentos antiinflamatórios.

• Fisioterapia.

Durante a recuperação da lesão, o esporte ou a atividade realizados anteriormente à lesão, deverão ser mudados para que não piore a condição. Por exemplo: nadar ao invés correr.
-----------------

Maravilha, bem animador. Vou começar hoje com o antiinflamatório. Tomara que melhore logo, hoje senti dificuldades para subir e descer escadas.
Tava pensando em fazer um pedal mais leve hoje a noite, mas vou avaliar como vai evoluir esse negócio. Amanhã é dia de descanso.
Se incomodar muito durante o dia, já vou ficar de molho a partir de hoje.

Apesar de ter me machucado em um momento que não estava treinando, de forma boba, acredito que mais cedo ou mais tarde isso ia acontecer, tenho que prestar mais atenção nos aquecimentos e alongamentos.
É chato mais é muito necessário diante do volume de exercícios que venho fazendo, vou ter que criar uma nova rotina que contemple mais isso. Disciplina.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Fim de Semana


Sábado, chuva. Não pedalei, não corri, só comi e até bebi. Mundo bizarro.

Apesar das previsões pouco otimistas do clima para domingo, o dia amanheceu com céu azul. Sol.
Sai da cama um pouco tarde, café rápido e antes das 9:00 já estava pedalando, anel viário.

Estava determinado a fazer um pedal forte. E fiz. Foi um treino com pé embaixo, encontrei o pessoal pedalando, mas o pelotão não estava coeso. Enquanto uns vinham outros iam.
Juntei com o Vieira, André e o Fabico que apareceu depois, fizemos um pedal muito forte, sem aliviar.
Fiquei muito pouco na roda dos outros, sempre procurando botar a “cara” no vento, puxando a fila.
Estava precisando dar uma forçada, o pedal terminou com 90km, sendo que durante 85 km consegui manter uma média perto de 30km/h.
Fiz a última volta acompanhando apenas pelo Giovanni, eu já estava sem água a algum tempo, e o final foi bem sofrido.
No retorno para casa fui obrigado a parar em uma conveniência para tomar um Gatorate, que foi uma das melhores coisas que já bebi em minha vida.

Qualquer intenção de correr depois desse pedal foi volatizada pelo cansaço que se instalou neste “ser pedalante”.
Fiquei meio podre o resto do dia. Mas valeu muito a pena. A semana estava meio que quadrada, não tinha encaixado nenhum treino bom.
Salvou a semana.

sábado, 6 de março de 2010

Relato de Treino - 05/03/10


Ontem foi um treino muito chato. Choveu no final do dia e minha corrida de 10km foi literalmente “por água abaixo”.
Prá não dizer que não fiz nada, fiz 45 minutos na esteira, sem ritmo nenhum, corri um pouco, caminhei outro pouco, não estava a fim de fazer o treino na esteira.
Toda expectativa de correr na rua arruinou o exercício indoor.
Hoje também amanheceu chovendo, espero que o tempo melhore para a tarde, quero fazer Pomerode de speed.

Hoje será realizada a primeira etapa do Catarinense de Ciclismo, a prova é em Joinville, desejo boa sorte ao Fábio, Ricardo e De Paula que vão representar o Bike 100 Limites. Força ai galera !!!

Abraço.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Treino de Terça - Folga quarta/quinta

Na última terça-feira fiz um treino de bike na Rua Bahia, estava sem saco de ir pedalando até lá, só em pensar no trânsito das 18:30 fico desanimado. Então segui de carro até o posto BR daquela rua e comecei o pedal de lá.
Foram 30km, sendo 20 em ritmo forte e 10 de giro.
Fui traído pela escuridão. Acostumado com o horário de verão, não levei lanterna e fui de óculos escuros...anoiteceu rápido e tive que abreviar o treino por falta de luz.
Mas tudo bem, a planilha foi seguida.
Na quarta e quinta estive trabalhando em SP, então nada de treino. Hoje estou na fissura, torço para que não chova, quero fazer uns 10 km de corrida.

Abraço.

terça-feira, 2 de março de 2010

Tiros no Ramiro !


Calma, calma. Não são os tiros que vocês estão pensando, ninguém alvejou um tal de Ramiro...
O que acontece é que realizei meu treino dessa segunda-feira no Parque Ramiro, algumas voltas de aquecimento e fiz 12 tiros de 300 metros na pista oval.
A musculatura das pernas sentiram o piso duro, mas foi um bom treino.

É muito interessante como na vida do ser humano, tudo passa a ser uma rotina.

Quando comecei a treinar diariamente para a última etapa do circuito Bituim de 2009, cada treino era uma novela, um verdadeiro esforço para vencer a vontade de ficar em casa, assistindo TV ou fazendo um “nada” qualquer.
Pois bem, eu sempre tinha a desculpa que fim de tarde chovia ou estava cansado ou sei lá o que. Desculpas.
Comecei a treinar durante o horário de almoço, no começo foi pedreira, uma verdadeira correria, quase não dava tempo de almoçar direito.
Mas com o tempo a gente pega o jeito, deixa tudo pronto no dia anterior, já sabe o trajeto que vai pedalar, o tempo entre banho e se trocar, onde vai almoçar e por ai vai.
Claro que pode acontecer um imprevisto ou outro, mas como já diz o nome, são “imprevistos”.

Depois com acompanhamento de um profissional e começando a correr, transferi a maior parte dos treinos para o fim de tarde, inicio da noite.
Normalmente tenho encarado os treinos de forma bem objetiva, tipo, “vai lá e faz”.
Sem enrolação.
Assim, mesmo treinando todo dia, não tenho ficado muito ausente de casa, o que é muito bom.
Os longos, tem ficado para o final de semana, sem comprometer o dia todo, por enquanto esta tudo muito encaixado.
Mas ainda teria que colocar uma musculação no meio, prá não falar que ainda vem natação por ai. Bom, cada coisa no seu tempo.

Por enquanto estou bem satisfeito com a rotina que adotei, pena que o horário de verão acabou.
Era um grande aliado. Mas fazer o que...vamos em frente !

segunda-feira, 1 de março de 2010

Final de Semana de Treinos


Complementando a corrida do Bela Vista da quinta-feira, fiquei descansando na sexta-feira.
Sábado desperdicei mais uma manhã da minha vida, ficando na loja até as 13:00 sem atender ninguém...

Como a galera toda tinha organizado um almoço iniciando as 11:00, ia chegar muito atrasado, resolvi fazer um pedal de MTB, para não passar o fim de semana muito em branco. (Não pedalei nenhum dia durante a semana).
Falei com o Luciano que também estava a fim de pedalar e fizemos uns 50km em ritmo leve, passando pelo Serafim e Santana, (Morro do Baú). Nas subidas pedalando a maior parte do tempo sentado com marchas mais pesadas. Um bom treino para fazer uma faxina cerebral...
Detalhe negativo: Visitamos uma truticultura em Luiz Alves e fomos literalmente devorados por borrachudos, tô coçando as pernas até agora.

Domingo o pessoal vai fazer um treino para Dr. Pedrinho, é um pedal muito interessante, queria participa, mas tenho compromisso para o almoço.
Então sai para pedalar as 08:40, sozinho, speed no anel viário. Dia agradável.
Foram 72km num ritmo forte/moderado, tinha bastante gente treinando, uns vinham outros iam, pedalei a parte final do treino com um grupo de 4 ciclistas, puxei bastante na frente. Foi um bom treino.
Após o ciclismo, larguei a bike em casa e corri 3km. Senti as pernas travadas e a corrida foi meio “na raça”. Ainda bem que era pouco.
As outras vezes que corri após um pedal, não senti tanto as pernas travadas, porém sempre tinha pedalado no máximo uns 30km, com os 72 de hoje já deu pra sentir que “o buraco é mais em baixo.
Fico pensando em um Ironman, o cara nada 3.800m, pedala 180km e depois ainda corre 42km. Não consigo imaginar o que possa ser isso.

Hoje tenho um treino de tiros de 400m. forte. Saco é achar um lugar para poder fazer esse tipo de treino em paz.
No parque Ramiro é pedir pra se incomodar.
O ideal é fazer no Sesi, mas não sei se será permitido entrar lá para treinar na pista.
Amanhã conto no que deu.

Abraços.